quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Atenção ao escolher onde você vai praticar PILATES

Fotos: Janete Kriger. Divulgação 

Antes de se decidir pela prática do Pilates, avalie com atenção a qualificação do seu futuro professor e também as condições do estúdio ou academia. 
A fisioterapeuta Michelle Blom, do Studio Plié Pilates, explica que, como a profissão de professor de Pilates ainda não é reconhecida por lei, não há como os órgãos públicos realizarem uma fiscalização mais rigorosa.
- Existem instituições internacionais como a Pilates Method Aliance (PMA) que acabam criando regras que facilitam a identificação dos bons profissionais – explica Michelle. 
A fisioterapeuta explica que é importante verificar a formação do seu futuro professor e o número de horas do Curso. A PMA recomenda que o número mínimo de horas para formação de um professor de Pilates é de 450 horas/aula.



No Brasil, o Grupo Mineiro de Pilates, fundado em 2005, já estabeleceu algumas regras para detectar a qualificação dos profissionais. Seguem abaixo as principais dicas:  
-O estúdio deve ter um professor certificado como responsável técnico.Ele deve ser certificado por empresa licenciada por instituição internacional de garantia a certificações em Pilates.
- O professor responsável deve fazer, no mínimo, um curso de aprimoramento em Pilates por ano e ser praticante do método.
- O responsável técnico responde pela qualidade do programa de treinamento/tratamento oferecido.
- O diploma de certificação do responsável técnico deve ficar exposto, em lugar visível para os clientes. Diplomas de formação em Educação Física, Fisioterapia, Dança, ou qualquer outra área, não substituem o Certificado em Pilates.




- Verifique a limpeza, organização, tranqüilidade do estúdio e também se o espaço compatível com o número de alunos por turma.
- Equipamentos devem estar sempre em boas condições de uso, sob manutenção e orientação especializada.
- Antes do início das aulas o estúdio deve realizar avaliação fisioterápica e entrevista para identificação do perfil do aluno.


(As dicas acima foram retiradas do Jornal Pilates Informa- Grupo Mineiro de Pilates - Pilates Informa é uma publicação trimestral do Grupo Mineiro de Pilates . Edição, reportagem, revisão: MLopes Comunicação Ltda). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário