O maior risco de lesões decorrente da prática do pilates está relacionado à profissionais pouco habilitados a trabalhar com o método. Como regra, pilates pode ser praticado por qualquer pessoa por tratar-se de um método de reabilitação e prevenção, sendo restritivo apenas em situações como gravidez de alto risco ou problemas cognitivos.
Ao procurar um estúdio de Pilates, é importante levantar informações sobre a formação do profissional que vai trabalhar com você. Deixamos aqui três pontos importantes para quem está procurando onde praticar:
1. Escolher o profissional:
Se o objetivo é reabilitação, seja de uma dor lombar ou um pós-operatório de ombro, por exemplo, é fundamental que o profissional seja um fisioterapeuta. Outros profissionais que também estão habilitados a trabalhar com o método no Brasil são Educadores Físicos, bailarinos e mais recentemente, quiropratas.
2. Avaliar a formação do profissional:
É importante saber qual a escola de formação do profissional. A Pilates Method Alliance, organização americana de Pilates que estabeleceu critérios que reconhecem a formação em Pilates como adequada, aponta um dos critérios como sendo a formação de no mínimo de 450 horas pelos profissionais do método.
Isso significa que a duração da formação deve ter de 10 meses a 1,5 anos de duração. Conhecer o curriculum do profissional é fundamental por esta razão. Procure um profissional com formação compreensiva em Pilates (min. 450h), que continua estudando, fazendo workshops e participando de congressos (formação continuada), que se adeque aos seus objetivos (reabilitação ou condicionamento físico).
3. Exigir avaliação física:
Não fazer uma boa avaliação antes de iniciar a prática, pode trazer resultados pouco satisfatórios. O profissional que não faz uma avaliação inicial terá mais dificuldade em acompanhar a evolução dos movimentos e, ainda, pode provocar lesões graves em quem pratica.
Por isso exija avaliação física, confie no seu instrutor e colha os resultados maravilhosos que a prática proporciona!
Se você está em Caxias e não conhece Pilates, aproveite os nossos Open Days. A participação é gratuita, basta se inscrever aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário